O caraxué-de-bico-preto é uma ave passeriforme da família Turdidae.
Seu nome científico significa: do (latim) Turdus = Tordo; e do (latim) ignobilis = obscuro, ordinário, simples. ⇒ Tordo simples.
Mede entre 21,5 e 24 centímetros e pesa entre 44 e 66 gramas. Apresenta cor cinza-oliváceo por cima. Garganta pouco rajada; peito cinza, ventre branco. Bico sempre apresenta coloração escura uniforme.
Voz: “bóc, sri”.
Possui cinco subespécies:
(Clements checklist, 2014).
Hábitos alimentares generalistas, alimenta-se de vários tipos de insetos como coleópteros, dípteros, grilos e lagartas. Também há registros alimentando-se de frutos (bagas e sementes) e vermes.
Reproduz nos meses de dezembro a outubro na Colômbia; nos meses de janeiro a março no Suriname. Ninho com formato de taça construído grosseiramente com musgo, apresentando forro contendo radículas, frequentemente utiliza lama na construção e estruturação do ninho.
Esta espécie pode ser encontrada em uma ampla variedade de habitats, como clareiras, savanas com galeria de floresta, cerrado, as fronteiras florestais úmidas, plantações de café de sombra, e vários outros habitats antropogênicos.
Ocorre nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.